sábado, 26 de setembro de 2009

Campanha Segunda Sem Carne - Pelas Pessoas. Pelos Animais. Pelo Planeta



Participe da Campanha Segunda Sem Carne: uma vez por semana, elimine a carne do seu cardápio. Você pode conhecer os restaurantes vegetarianos ou simplesmente montar um cardápio sem nenhum tipo de carne.



Acompanhe as novidades em http://www.svb.org.br/segundasemcarne

terça-feira, 22 de setembro de 2009

PRIMAVERA - BEM VINDA !!!!

...que este e todos os próximos dias representem mais um passo , 'um passito más', na direção da alquimia perfeita !!!

"Aprendi com a primavera; a deixar-me cortar e voltar sempre inteira." (desconhecido por mim)


Yoga e Ayurveda na Primavera

A vida é um eterno movimento e nós fazemos parte integrante deste movimento como uma onda no mar. Nós somos como o mar, parte do mar, mas somos uma onda individual e única, com características pessoais. Essas características são chamadas no Ayurveda de dosha. As estações do ano trazem a mudança climática e muitas vezes abalam o nosso equilíbrio alterando os doshas.

A primavera é uma estação úmida que vai do frio ao quente. Às vezes no mesmo dia, abala as pessoas que possuem o dosha kapha e pitta, principalmente devido a sua umidade, trazendo pneumonias, conjuntivite e sinusites. As flores maravilhosas que desabrocham trazem também um pólen que afeta, muitas vezes, quem tem rinites alérgicas. Para podermos usufruir desta estação tão alegre com saúde, devemos tomar algumas precauções: Para quem costuma acumular muco, evitar o uso de laticínios, os derivados do leite, podemos substituir pelos derivados da soja. Chás amornantes e secantes de umidade, como o chá de gengibre, canela, cravo, e até uma pitadinha de pimenta do reino é ótimo e pode ser tomado com mel, principalmente à noite. As sopas de raízes e legumes, também à noite, garantem um sono mais tranqüilo. Capriche no tempero. Pode usar os mesmos condimentos do chá e incluir: mostarda em bolinhas ou mesmo o curry, tempero indiano muito bom, mas um pouco apimentado, não exagere!


Exercícios respiratórios pela manhã são ótimos para liberar o aparelho respiratório e dar energia. Experimente respirações profundas, deixando o ar expandir-se vindo até seu diafragma liberando a tensão abdominal e exale também todo o ar do seu pulmão. Abra os braços e respire, caminhe pela manhã. Faça a saudação ao sol, surya namaskar é um dos exercícios mais completos do yoga. Se você não conhece, veja com um amigo que pratique e faça ao ar livre, leve um tapetinho ou uma canga, pode ser numa praça ou à beira mar. Vida ao ar livre, o sol da manhã são os melhores remédios, para alergias e muco.


Vista roupas mais leves com cores alegres. O ayurveda nos diz que as cores podem equilibrar nossas emoções, experimente o verde, azul, rosa, branco, cores mais adequadas à esta estação. Evite vento frio. Use casaco com capuz ou mesmo echarpes. Quando sair ao vento, não esqueça os óculos escuros, pois vento nos olhos propicia a conjuntivite e vento na nuca e na cabeça leva à sinusite. No mais, aproveite os dias ensolarados e os arco-íris muito comuns na primavera após uma chuvarada no fim da tarde. Delicie-se com as praças cobertas de flores!!
Namastê!
Por Sheila Quinttaneiro


NOTA: em 22/09/2009 recebi um mail da amiga Gisele , mestra conhecedora dos conceitos e técnicas ayurvédicas, e que me passou o seguinte recado: ...só não concordo com os 'óculos escuros' ! e , como sei que nada é absoluto, estou revendo este assunto. Visitem o site dela!


SE ESCUTAR UMA VOZ DENTRO DE VOCÊ DIZENDO: VOCÊ NÃO É UM PINTOR, ENTÃO PINTE SEM PARAR, DE TODOS OS MODOS POSSÍVEIS, E AQUELA VOZ SERÁ SILENCIADA. Vicent Van GoghSorria, dance, cante...Viva a Primavera!


http://somostodosum.ig.com.br/blog/blog.asp?id=10149


Festival de Equinócio da Primavera

O Equinócio da Primavera marca a estação mais florida do ano, quando o Sol passa exatamente sobre a linha do equador e entra no signo de Libra, o signo mais equilibrado do zodíaco.

Para a
Sagrada Tradição do Xamanismo Ancestral este festival marca o ciclo do renascimento e da fertilidade, o despertar da vida na terra e é dedicado à nossa primeira mãe, a Mãe-Terra, em especial as plantas e às florestas.

Para os xamãs ancestrais este é o ciclo que nos ensina a colocarmos o carro na frente dos bois e ver o que estamos tentando realizar antes de olhar as limitações. É um ato de criação, do tipo de futuro que queremos para nossa alma. É a preparação para a morte. Morrer para a matéria e renascer para o espírito.


A primavera finalmente chegou! As flores dos ipês caíram, anunciando as “chuvas criadeiras”, como se dizia antes, o ar vibra de energia, de possibilidades. De repente, as árvores parecem prenhes, prestes a explodir, transbordar! Adoro esse tempo feito de “quase”!


Carlos Solano é arquiteto e escritor. Autor do livro Feng Shui – Kan Yu, arquitetura ambiental chinesa, Editora Pensamento, co-autor do livro Alma da Pedra – anotações sobre assentamentos humanos para o terceiro milênio, Oficina Mineira de Edições e colunista da revista “Bons Fluidos”, da Editora Abril, onde assina a coluna Casa Natural.


E é dele a idéia de lançar uma campanha que tem tudo a ver com esse tempo de criar e de brotar que nós estamos nos preparando para viver.


Plantar 1.000.000 mudas de árvores, é essa a proposta de Solano, que já tem site:
Um Milhão de Árvores e 122.525 adesões!


A idéia, ele conta no site, surgiu a partir de um comunicado da ONU sugerindo que se plantasse um bilhão de árvores em todo o planeta para ajudar a frear o aquecimento global. Era o “chamado das árvores” que fez o arquiteto lançar a campanha e encampar a idéia de convidar as pessoas a plantarem árvores… e a cuidarem delas, evidente!


A campanha, lançada no final de 2007, ganha peso, justamente agora, na entrada da primavera com a vinda da escritora canadense e conferencista internacional Dorothy Maclean, 88 anos, que é fundadora da Findhorn, aquela ecovila escocesa que virou uma Findhorn Foundation (www.findhorn.org/index.php). Ela vem acompanhada de Judy McAllister, que também era coordenadora da comunidade e vai fazer um ciclo de conferências e workshops em Manaus, Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo:


“O Chamado das Árvores” é o tema.Entrar em sintonia com a vida em volta de nós… passear pelo ritmo das estações, ao menos do jeito que a gente aprendeu - primavera, verão, outono, inverno - nem sempre é fácil aqui abaixo do Equador. Mas dá sim para a alma sintonizar nas mudanças de tom, de cor, de luz que acompanham a passagem do tempo e compõem a música tão peculiar das criaturas.


É primavera em volta de você, basta prestar atenção…


As árvores que fazem festa são um ótimo começo!